Dicas como conseguir seu primeiro emprego

Dicas como conseguir seu primeiro emprego

Muitas pessoas acabaram de sair da escola e estão à procura de seu primeiro emprego, porém surge a insegurança e diversas dúvidas que pairam a cabeça. Entretanto, este é um dos muitos obstáculos para os jovens.

Além disso há falta de experiência e nenhum direcionamento que os levem a algum lugar. Contudo, aplicando nossas dicas de como conseguir seu primeiro emprego, com toda certeza terá grande sucesso.

1-Assuma que tem pouca experiência  

Ao assumir que tem pouca experiência você abre as portas para que pessoas mais experientes te ajudem em todo o processo. Muitos jovens cometem o erro de expor que já tem experiência, porém, o chefe de cara percebe que ele está mentindo. Um detalhe, quem vai confiar em alguém que mente para conseguir uma vaga?

Não minta jamais

Além disso, sabendo que você está mentindo, certamente não conseguirá a vaga. Isso ocorre, pois existem dois tipos de vagas de emprego. A primeira é aquela que a empresa procura pessoas para treinar, pois prefere ensinar a maneira dela. Em contrapartida a segunda necessita de pessoas já qualificadas.

2-Escolha empresas que te treine

Quando você preparar seu currículo, como já dissemos acima, não minta sobre suas experiências. Então, distribua para sua área em todos locais que puder, pois achará sim uma empresa que queira te treinar. Muitos jovens que estão procurando emprego tem medo, principalmente de cometer erros, então não sinta-se sozinho.

3-Não pare de estudar

Independente se está saindo do ensino médio ou mesmo de alguma universidade, o importante é não parar de estudar. Com intuito de deixar seu currículo mais qualificado, mesmo que não tenha experiencia, teoria é tão importante quanto a prática.

Estude também sobre a empresa

Então, ao escolher uma área de atuação, estude, pois ficará ciente do trabalho que irá fazer. Caso esteja saindo do ensino médio e está distribuindo currículos por aí, quando for chamado para entrevistas, sempre estude sobre sua função e leia um pouco sobre a empresa também.

4-Prepare bem seu currículo

Em primeiro lugar é preciso preparar bem seu currículo, visto que ele é o cartão de visitas do interessado a vaga. Sendo assim, coloque todas as informações sempre objetivamente e de maneira clara em seu currículo, saiba que as empresas gostam disso.

Desse modo, ao recrutarem você, as empresas terão as informações necessárias para conhecer seu trajeto melhor. Além disso, as informações objetivas e claras tornam o processo de leitura mais fácil, tendo em vista que há vagas com milhares de interessados também.

5-Modelos de Currículos

Caso não saiba direito como preparar um modelo de currículo profissional, basta pesquisar pela internet. Neste caso, sites como “Meu currículo perfeito” é uma ótima oportunidade para criar um currículo profissional de maneira fácil. A plataforma e simples e facilita sua criação.

Caso você mesmo vá fazer seu currículo, evite usar fontes muito chamativas e letras coloridas, o básico é sempre o melhor. Evite qualquer espécie de adornos, isso pode causar uma má impressão profissional. Coloque todas as informações que deseja, sendo sempre sincero e mostrando positividade.

6-Faça cursos de capacitação

Os cursos de capacitação são a melhor solução para sua qualificação na hora de concorrer as vagas, principalmente para os jovens que estão saindo do ensino médio.

Cursos técnicos

Portanto, procure por técnicos também, pois muitas vezes são gratuitos, o que é de grande valia no processo para encontrar trabalho. As maiores oportunidades são cursos nas ETECs, SENACs e PRONATECs e também em diversas empresas privadas.

7-Prepare-se para a entrevista

É muito bom quando você se prepara antecipadamente, pois assim não fica tão ansioso com o que pode ocorrer. Então, faça o seguinte, leia sobre as possíveis perguntas, penso sobre como se portar e no mais se imagine em uma entrevista. Todavia, não é tão assustador assim.

Encontre as vagas de emprego

Em resumo, há diversos lugares com vagas, mas organizamos uma lista de possíveis oportunidades para você jovem que ainda não conseguiu sua vaga em seu primeiro emprego. Veja abaixo algumas opções interessantes para jovens em programas especializados.

Programa Aprendiz Legal

Com o intuito de inserir jovens ao mercado de trabalho O Governo Federal lança o programa Aprendiz Legal. Há diversas vagas em várias áreas, veja algumas:

Estágio

Fazer estágio é outra grande opção para os jovens que estão na universidade, ou mesmo em cursos técnicos. Ao concluírem a graduação já conseguiram acumular horas em estágio, bem como experiência e qualificação para o currículo. Além disso, é assegurado para todos os estagiários uma legislação trabalhista que ajuda em sua experiência profissional.

Veja as Empresas com vaga aqui

Envie sua vaga para o lugar certo

O estágio também te ajuda com matérias que dependem das horas necessárias para conclusão do curso. Portanto, procure por empresas que oferecem vagas em sua área e envie o currículo.

Caso tenha ficado alguma dúvida comente aqui,aproveite e veja também Ideias para abrir um negócio com pouco dinheiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *